Mãos ressecadas pelo álcool em gel: saiba como driblar esse efeito

Anna Shvets / Pexels

Lavar as mãos e passar álcool em gel com frequência remove e evita a proliferação de micro-organismos como fungos, vírus e bactérias. Por isso, esses cuidados são fundamentais, principalmente durante a pandemia. Porém, eles podem gerar um efeito indesejado: mãos ressecadas. Então, que tal ficar atenta a algumas dicas que ajudam a manter a pele macia e hidratada?




O que deixa as mãos ressecadas?

A pele das mãos fica frequentemente exposta a fatores externos que podem deixá-la mais sensível, como raios solares e água quente. Além disso, produtos químicos, como sabonete e álcool em gel em excesso agridem a barreira cutânea, o que causa desidratação. Daí já viu: a pele fica ressecada.

Como hidratar as mãos ressecadas

Dá para seguir à risca a recomendação de higienizar as mãos frequentemente para manter a proteção e, mesmo assim, ter mãos macias. Veja como:

1. Prefira o sabão

O melhor mesmo é lavar as mãos com água e sabão. Deixe o álcool em gel apenas para quando não tiver uma pia por perto. Ele é prático, mas ressaca muito mais. Também dá para optar por sabonetes hidratantes, que agridem menos a sua pele.

2. Evite o uso de água quente

Jakayla Toney / Unsplash

Água quente pode ser uma delícia, mas ela é inimiga das mãos hidratadas. Isso porque ela remove a camada protetora da pele, responsável pela por impedir a perda de água e, consequentemente, a desidratação. Então, sempre que possível, lave as mãos com água fria.

3. Fique de olho na escolha do álcool em gel

Precisa sair de casa e vai ter que usar o álcool em gel? Nesse caso, opte por produtos que contenham glicerina ou óleos vegetais na fórmula. Essas são substâncias que já garantem uma hidratação para sua pele já no momento de higienização.

4. Capriche na hidratação

Ian Dooley / Unsplash

Uma ótima aliada para o ressecamento, a hidratação pode ser feita logo após lavar as mãos e também ao longo do dia. Aqui, também vale usar hidratantes que contêm glicerina, aloe vera e ácido hialurônico. Lembre-se também da hidratação de dentro para fora: tome água!

5. Esfolie as mãos

Faça esse procedimento a cada 15 dias. Assim, você remove as células mortas e os produtos hidratantes são absorvidos mais facilmente. Só não se esqueça de seguir as recomendações de aplicação do produto para não agredir sua pele.

Seguindo as dicas acima, você consegue evitar as mãos ressecadas pelo álcool em gel e ainda garante a proteção adequada. Então, partiu colocá-las em prática? Aproveite e veja também como evitar a maskne, a acne causada devido ao uso de máscara facial.